Fale Conosco

Fazemos palestras para jovens e adultos sobre o valor da VIDA e tudo o que hoje atenta contra ela. Se quiser receber nossa visita em sua paróquia, em seu condomínio ou em seu grupo, envie-nos um e-mail: lancarasredes@gmail.com

sexta-feira, 4 de março de 2011

PRESIDENTE DO CHILE: O DIREITO À VIDA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO

Roma, 03 Mar. 11 / 07:55 am (ACI)

O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, assinalou que os direitos humanos devem ser tutelados para obter o desenvolvimento humano integral, de maneira especial o direito à vida desde a concepção até a morte natural.

Em um artigo publicado no jornal vaticano L'Osservatore este Romano no dia de ontem, 2 de março, o mandatário assinala que "o desenvolvimento sempre foi um objetivo central da humanidade e constitui uma meta prioritária para as nações, os governos e a comunidade internacional". 

"Na (encíclica) Caritas in veritate, Bento XVI aprofunda e se concentra no conceito e na necessidade de um desenvolvimento integral, postulado pela Doutrina Social da Igreja", prossegue.

Deste modo recordou alguns dos desafios do terremoto de 27 de fevereiro de 2010 no Chile e recordou que no caminho ao desenvolvimento "à Igreja e à sociedade civil compete uma participação ativa".

O mandatário rememorou também a grande solidariedade que uniu seu país durante os quase três meses nos que 33 mineiros estiveram soterrados em uma mina no deserto de Atacama e que foram finalmente resgatados, sãs e salvos: "Chile se uniu como uma grande família, superando as diferenças, disposto a fazer todos os esforços necessários para encontrar e resgatar os mineiros".

"Sabemos que pudemos contar, e podemos seguir contando, com as orações do Papa e de milhões de homens e mulheres de boa vontade em todo mundo".

Sobre o desenvolvimento disse que é necessário que este se dê "em sua dimensão material e espiritual" e disse que exige uma série de medidas como a busca do bem comum, e a defesa dos "direitos inalienáveis da pessoa humana em todo momento, lugar e circunstância, favorecendo um humanismo transcendente". 

É vital, prossegue, "para nossa democracia proteger os direitos humanos. Especialmente o direito à vida, desde a concepção até a morte natural".

No último 25 de fevereiro, o Chile recebeu o prêmio International Protect Life Award (ao amparo internacional da vida) por ser o país com a taxa de mortalidade materna mais baixa na América Latina, com o que demonstra que o aborto -à diferença do que dizem seus promotores- não contribui em nada a diminuir o número de mortes entre as mães já que esta prática é ilegal nesta nação sul-americana. 

Perto de 30 representantes de organizações pró-vida que trabalham ante a Organização de Nações Unidas (ONU) outorgaram o galardão no marco da 55ª sessão da Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher (CSW 2011) que se realiza em Nova Iorque entre em 22 de Fevereiro e 4 de Março. 

Sobre este prêmio e em declarações à agência ACI Prensa no dia 28 de fevereiro, o porta-voz dos líderes pró-vida, Dan Zeidler, assinalou que "será preciso destacar que o Chile não tem o aborto legalizado em nenhum caso. O Chile respeita a vida tanto da mulher como da criança, os dois são iguais perante a lei". 

"No nível internacional é necessário destacar este bom exemplo do Chile para outros países", concluiu.



Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21260

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...