Começamos nossas atividades no primeiro semestre de 2009. No início, espantados que estávamos com o fato da maioria dos católicos do Brasil ter se posicionado favorável ao aborto naquele caso, nos reuníamos para estudar as implicações daquele e de outros casos e, principalmente, para buscar conhecimento na área de Bioética e aprofundar a posição da Igreja nos diversos temas a ela relacionados.
No segundo semestre de 2009, porém, o Pe. Túlio (paróco da Paróquia do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Ipanema, Porto Alegre, RS) pediu que montássemos um curso de Bioética a ser ministrado na própria paróquia. O Pe. João Piccoli (paróco da Paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres), mestre em Bioética e responsável da Arquidiocese para este assunto, ajudou-nos a fazer a seleção dos temas e definir a sequência das aulas. Foi um curso multidisciplinar, que terminou no início de dezembro de 2009, e contou com palestrantes de nível universitário, mestres e doutores em suas respectivas áreas (Direito, Medicina, Psicologia, Filosofia, Bioética).
Ainda em 2009, ministramos nossa primeira palestra de promoção da vida, assistida por adultos e jovens, na Paróquia Menino Deus. Nesse mesmo ano, o ECC da Paróquia do Santuário de Nossa Senhora Aparecida também nos deu espaço para promovermos a vida da pessoa humana que ainda não nasceu.
Em 2010, reiniciamos o nosso trabalho de promoção da vida com a Paróquia Nossa Senhora da Glória. Foram ministradas palestras para o ECC e para o CLJ e tanto o público adulto como o jovem foi muito participativo, demonstrando seu interesse com perguntas e observações.
Foi então que o grupo aumentou: alguns jovens do CLJ da Paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres aceitou participar desse desafio e pudemos acelerar o trabalho de visita às paróquias.
Fomos recebidos pelo ECC da Paróquia Nossa Senhora das Graças em abril de 2010, e pelo CLJ do Santuário de Santa Rita de Cássia e da Paróquia Nossa Senhora das Graças em julho.
Alguns desses eventos foram documentados. Confiram as fotos nas próximas postagens e nos ajudem a divulgar a promoção da vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário