Fale Conosco

Fazemos palestras para jovens e adultos sobre o valor da VIDA e tudo o que hoje atenta contra ela. Se quiser receber nossa visita em sua paróquia, em seu condomínio ou em seu grupo, envie-nos um e-mail: lancarasredes@gmail.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ESPANHA: SE O GOVERNO NÃO ELIMINAR O SUPOSTO RISCO PSICOLÓGICO NO ABORTO, NADA MUDARÁ


Associação Direito de Viver exige reforma nos prazos permitidos pela lei de aborto

MADRI, Thursday, 27 December 2012 (Zenit.org).
A plataforma cidadã Direito de Viver avaliou os dados oficiais de 2011 sobre o aborto na Espanha, recentemente divulgados. “Desde 2009, durante a tramitação da lei aprovada em 2010, alertamos que essa legislação seria mais mortífera ainda que a de 1985. E foi. Em 2011, foram mortas 5.328 vidas a mais do que em 2010, de maneira cruel e violenta, dentro do ventre materno”, afirmou em 22 de dezembro Gádor Joya, porta-voz da plataforma Direito de Viver. Os números totais de abortos em 2011 no país equivalem à população inteira de algumas cidades espanholas, como Jaén, Orense, Lugo, Gerona ou Cáceres.
“Se o governo do Partido Popular não desistir de retomar o pressuposto psicológico da nova lei, como eles prometeram, nada vai mudar”.
O relatório, do próprio executivo, demonstra que 89,58% dos casos registrados são resultantes de pedidos feitos nas primeiras 14 semanas de vida. A porcentagem é muito semelhante à dos abortos adscritos à chamada “premissa descriminalizadora por risco psicológico da mãe”, de anos anteriores.
“Desde o começo da tramitação da lei, nós denunciamos que eles pretendiam apenas consolidar a fraude legal que já acontecia na prática com a desculpa do risco psicológico”, prossegue Joya.
Longe de contribuir para a diminuição dos abortos, nem as campanhas de prevenção, nem a instrução dos adolescentes em matéria sexual conforme previsto em lei, nem a venda indiscriminada e descontrolada da pílula do dia seguinte serviram para frear o aumento do fracasso social do aborto. Pelo contrário, cada vez mais mulheres sofrem as consequências de ter abortado, e, com elas, toda a sociedade padece junto.
Responsabilidade do governo atual
Com base nos dados de 2011, é previsível que, em 2012, sem nenhuma mudança legal, o aborto tenha crescido, no melhor dos casos, na mesma proporção. A doutora Gádor Joya destaca, a respeito, que “o governo atual é responsável por não ter mudado nada e, portanto, é responsável por ser o governo em que muito provavelmente superamos a cifra de 120.000 abortos em um só ano”.
Todos os anos, as estatísticas sobre o aborto são publicadas com atraso injustificado. “Se nós conhecemos estatísticas e dados bem mais complexos, como os macroeconômicos, não tem nenhum sentido não saber os números do aborto com a mesma frequência trimestral”, denuncia Joya.
Os sucessivos governos “sempre tentam publicar esses dados com o menor impacto midiático possível, porque são os dados da vergonha e do escândalo”, prossegue a porta-voz da plataforma Direito de Viver. Neste ano, a publicação foi feita no início das férias de natal e na véspera do sorteio de loteria mais popular do país.
“O governo teve a desvergonha de publicar os dados no mesmo dia em que termina o outono, que era a data limite anunciada pelo próprio ministro da Justiça para apresentar um projeto de reforma da lei do aborto. Gallardón mentiu reiteradamente sobre isto. Já comprovamos, neste campo, o quanto vale a palavra dele”, acrescenta a doutora.
Com os dados conhecidos, sabe-se que a Espanha gastou, entre os anos de 1985 e 2011, cerca de 850 milhões de euros para abortar 1.692.991 seres humanos, a um custo médio de 500 euros por aborto.
“São números inadmissíveis para qualquer democracia moderna e de progresso, mas muito mais violentos num contexto de crise como este que estamos vivendo”, enfatiza a associação.
Joya considera que “os maiores beneficiados foram mais uma vez os empresários sem escrúpulos, que engordam o caixa à custa da vida, da morte, da angústia e do sofrimento das crianças que eles abortam e das mães e pais delas”.
Fonte: http://www.zenit.org/article-32056?l=portuguese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...